PERFIL DA ESCOLA

PERFIL DA ESCOLA MUNICIPAL LEÃO DE JUDÁ


A Escola Leão de Judá foi fundada no ano de 1998 como entidade filantrópica de responsabilidade da Igreja Presbiteriana de Teixeira de Freitas, situada a Avenida São Paulo, Bairro Jardim Caraípe, sob a direção da Senhora Ademir Soares de oliveira.

Com o crescimento da demanda de alunos, a escola passou a atuar em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas a partir do ano 2.000, quando passou a ser reconhecida como Escola Municipal de Educação Infantil Leão de Judá, tendo mudado de endereço por algumas vezes até ser transferida para Rua da Lapa, nº 279, Bairro São Lourenço e regulamentada através do decreto N 28/06 de 03 de outubro de 2006, pelo então prefeito Apparecido Rodrigues Staut.
                                                                                                                    
O corpo pedagógico é constituído de direção (Gisenilde Costa de Meireles Amaral– graduada em Normal Superior e pós-graduanda em Educação Infantil e Gestão Escolar), coordenação (Talita Bosi Ferreira– graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia), uma auxiliar de serviços administrativos(Elienai Garcia Doroteio),oito professores (Jaqueline Gomes Barbosa Chaves,Marilene Cardoso de Moraes Koelher, Marizete Gonçalves da Cruz, Marilza Fernandes de Souza, Sandra nunes Koelher da Silveira, Shírly da Soledade Prates Correia, Valzeni Pereira Barreto, Vera Lúcia Cardoso Moraes e três auxiliares de serviços gerais (Maria de Lourdes de Jesus, Maria José de Jesus Santos e Miralva Maciel de Oliveira Pureza).

A instituição dispõe de uma estrutura física composta de área murada contendo pátio coberto onde são disponibilizados brinquedos diversos, cantinho do artista – com obras de artistas consagrados e artes das crianças atendendo a um rodízio de exposições contemplando todas as turmas para devidas apreciações, pátio aberto com uma gangorra, secretaria, quatro salas de aula, cozinha e dois banheiros.

O Perfil dos estudantes desta instituição é compreendido com um número elevado de crianças oriundas de uma sociedade de baixa e media renda, e vítimas de um sistema social que na maioria das vezes age de forma excludente, no qual as oportunidades são desiguais e tem condenado uma grande parte das novas gerações pertencendo a diversas classes sociais onde muitos, de uma forma ou de outra, são vítimas do descaso a cerca da importante fase da vida da criança ao qual se refere à primeira infância fase essa, que dependendo da forma como é trabalhada, poderá influenciar positiva ou negativamente na formação da mesma. Entre as famílias há diversas culturas e tradições religiosas. As crianças são beneficiadas pelo auxílio Bolsa família o que os compromete ainda mais com a freqüência escolar.
A escola fica situada em um Bairro com vários tipos de comércio de grande, pequeno e médio porte sendo pavimentada com rede de esgoto e asfalto. A comunidade é assistida por um posto de saúde municipal (PSF).
As residências são construídas de alvenaria com porte de classe social mediana.